P. E. A. C. E – PsicoEducação Autoconsciência e Comunicação Efetiva

CRISE – limiar de um novo tempo, um período de mudanças rápidas, irreversíveis que afetam a todos em tempo real, exigindo desapego, adaptações, um novo olhar e sentir para respostas mais adequadas.

Um novo modelo educacional incluindo as descobertas das novas ciências do cérebro somadas às novas tecnologias se faz necessário quando pensamos em economia de tempo, dinheiro e foco em um objetivo e resultado a ser alcançado.

O desafio nesses tempos atuais é criar uma prática que reúna ao mesmo tempo simplicidade, profundidade e leveza num curto espaço de tempo e que efetivamente resulte em mudança de padrões limitantes, tanto nas relações consigo mesmo como nas relações interpessoais.

Imaginemos como seria uma prática que se proponha a incluir novas habilidades pessoais e interpessoais nas vidas das pessoas que desejam lidar melhor com suas emoções, suas relações pessoais e profissionais, sua comunicação, sem que elas tenham que se submeter a processos de psicoterapia, coaching, terapia familiar ou constelação sistêmica, por considerarem muito demorado ou porque não se sentem mobilizadas para isso no momento.

Como lidar com as emoções de forma natural, simples e efetiva, tem sido o tema central de muitos encontros entre os maiores cientistas do campo das emoções e comportamento humano.

O PEACE é um programa que vem sendo aplicado há muitos anos em grupos de pessoas e levado para as organizações de diferentes maneiras. Ele foi sendo modificado ao longo dos anos para atender às rápidas mudanças comportamentais locais e globais.

Agora, ele se apresenta como uma solução adequada para este momento atual, pois é 

treinamento educacional em grupo com consequentes e inevitáveis resultados terapêuticos, porém ele não se propõe a substituir o tratamento psiquiátrico ou psicológico; é destinado à pessoas que querem melhorar ou ampliar suas habilidades emocionais e sociais.

O propósito deste treinamento é expandir a autoconsciência, reduzir respostas emocionais que são destrutivas para a própria pessoa e para outras, facilitar uma comunicação efetiva, despertar e ativar os sentimentos de compaixão e empatia, presentes nas pessoas realmente íntegras. Não é um curso que se propõe a formar instrutores, porém a tornar o participante seu próprio instrutor, destinado exclusivamente ao desenvolvimento pessoal do participante.

É um treinamento vivencial em que a cada encontro um objetivo/ tema é focado, sendo que as diferentes técnicas utilizadas são definidas a partir, do perfil, das necessidades e da formação sistêmica de cada grupo.

Alguns dos temas abordados através das vivências

a. Conceito de Bem-estar para cada participante

a.   Como eu me vejo hoje:  O que é bom para mim, é bom para o outro, para todos?

b. O cultivo do equilíbrio emocional;

  Velhos e novos hábitos – onde quero chegar?

c. Reconhecendo os “gatilhos” emocionais- psicoeducação;

Protetores e sabotadores internos. Como funcionamos!

d. herança transgeracional dos padrões de desequilíbrio.

Identificar na história biopsicosocial (WI FI familiar).

e. Exercícios de identificação e desidentificação

  Troca de papéis – “como se fosse”

f. Práticas auto-observação e comunicação efetiva

  Mapas da comunicação sistêmica- percebo necessidade-sinto-comunico:

COMO?

g. Visão de futuro: Criação do Eu Ideal

h. Eu e minhas ….

Metodologia P.E.A.C.E:

As práticas objetivam desenvolver habilidades de reconhecimento e gerenciamento das emoções e estresse, auto regulação emocional, observação e mudança de padrões sistêmicos recorrentes, para criação de uma comunicação efetiva e afetiva.

Exercícios sistêmicos, reorganização através de desenhos, técnicas das neurociências (BSP e EMDR), psicologia positiva, mindfulness e comunicação efetiva serão

Formato:  08 encontros – 2hs duração cada – online

Quando voltarem os encontros presenciais, a sugestão é que haja 6 encontros online de 2 horas e um encontro mensal de 4 horas.

Aprofundamento

É possível que os módulos possam continuar caso o grupo queira se aprofundar no formato que for mais conveniente para o momento

Inscrições abertas


Facilitadora: Angela Maria Maranho Vivian – CRP 06/21416

Deixe um comentário

Siga as redes sociais da Integrare
Subsribe to my newsletter

Integer posuere erat a ante venenatis dapibus posuere velit aliquet sites ulla vitae elit libero