Muito se ouve falar sobre essa modalidade de psicoterapia, mas, ainda, ouço diversas dúvidas de clientes e amigos. Como é mesmo que funciona a “terapia de grupo”? Quais são as indicações e benefícios?
A seguir procuro responder a estes questionamentos com esclarecimentos e deixar um espaço para refletirmos um pouco sobre este formato de atendimento.
Segundo Jacob Moreno, criador da teoria psicodramática, trata-se de um método científico empírico, que trabalha de forma consciente as relações interpessoais e problemas psíquicos de um grupo de indivíduos.
Como funciona a Psicoterapia de Grupo?
Nesse modelo, as sessões acontecem semanalmente, em dia e horário combinado, sendo necessário 1h30 para a realização.
Para participar de um grupo, é essencial, primeiramente, iniciar o processo de psicoterapia individual. Neste momento, o terapeuta promoverá uma avaliação – que pode durar uma ou mais sessões – e encaminhará o cliente para a sessão em grupo.
Inicialmente, a duração de um trabalho nesse formato é de doze sessões. Mas, podem ter durabilidade de tempo superior, de acordo com as questões levantadas, a personalidade do grupo e o seu movimento.
Os grupos podem ser fechados – onde não é permitido a entrada de novos integrantes – e abertos, em que é possível a entrada de novos membros a qualquer momento do processo.
Quais as indicações para a Psicoterapia de Grupo?
A vontade em participar de um processo como este faz toda a diferença! Mas, obviamente, alguns critérios são imprescindíveis para a efetivação de um grupo, tais como: membros com mesmo nível sócio econômico, intelectual e cultural. Já os diferentes tipos de personalidade e as faixas etárias diversas são bem-vindas em grupos para o público adulto.
As crianças e adolescentes também podem se beneficiar dessa terapêutica, mas, neste caso, devem ser consideradas pessoas dentro da mesma faixa etária.
Também é indicada para os diversos tipos de transtornos psicológicos e psiquiátricos, desde os mais leves, aos mais graves. Além disso, é possível formar grupos com temáticas específicas, como por exemplo, elaboração de luto, grupo de pais, gestantes, psico-oncologia, obesidade, etc.
Quais os benefícios a Psicoterapia de Grupo?
Um dos benefícios é que todos os representantes de um grupo têm problemas pessoais, relacionais e emocionais para serem elaborados.
Os grupos representam uma amostra do social, necessariamente surgem as dificuldades comuns do dia a dia. É uma oportunidade de ajuda mútua, de dar e receber, de praticar a empatia.
Outra vantagem da psicoterapia de grupo refere-se ao conflito psicológico ao considerar a sua ligação a um núcleo emocional, de estarem associado a um ou mais sentimentos, sejam eles de tristeza, raiva, medo, culpa, impotência, inveja, etc.
Numa sessão, os indivíduos podem identificar-se com determinado conteúdo, sendo possível se trabalhar internamente, a partir dessa identificação. Isto confere a ampliação do mundo emocional e auxilia no reconhecimento e elaboração por meio da ajuda daquele protagonista.
Segundo Moreno, no grupo cada indivíduo pode atuar como agente terapêutico para outro indivíduo. Daí a riqueza de compartilhar as vivências emocionais e existenciais, propiciando a cada um o crescimento pessoal, com a aquisição do amadurecimento psicológico.
Na minha experiência como psicoterapeuta, observo que os clientes conseguem um resultado mais rápido, efetivo, e a maioria deles, optam por não mais fazer psicoterapia na modalidade individual.
Maria Aparecida de Jesus – Psicóloga e Psicodramatista
CRP 06/65375
Referências Bibliográficas
Moreno, J. L. Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. São Paulo, Ed. Mestre Jou, 1974
Silva Dias, V. R.C Psicodrama – Teoria e Prática. São Paulo, Ed Ágora, 1987