A Terapia Integrativa atua de forma complementar à medicina tradicional, por isso não é necessário que se exclua outros métodos de tratamento durante esta abordagem terapêutica, ambos podem estar lado a lado.
Nas consultas, o terapeuta integrativo, através do diálogo com o paciente, adequa a melhor forma de tratamento e investiga quais as possíveis causas do problema e suas origens, sendo aqui o paciente parte ativa de todo o processo, ele colabora com todo o processo de restabelecimento de sua saúde.
Para o terapeuta integrativo quando um paciente surge com uma dor no ombro não é apenas uma dor física, ela é o resultado de somatizações emocionais, como sobrecarga de trabalho, problemas familiares, recusa em aceitar situações, bloqueios emocionais, muitas vezes o paciente aqui sente que carrega o mundo nas sobre os ombros e não pode dividir suas dificuldades e problemas com outras pessoas e assim a dor se manifesta no campo físico.
Benefícios da Terapia Integrativa
O autoconhecimento, redução do estresse, ansiedade e depressão. Colabora ainda para a melhora do sistema imunológico, atua sobre o mental , físico e emocional .
Quem pode fazer?
Qualquer pessoa que busque pelo autoconhecimento, reconhecer sua própria essência, descobrir novas habilidades e que deseje tornar sua vida mais dinâmica e integrada com seus valores.
Dentre as técnicas que podem ser trabalhadas durante a terapia integrativa estão: Acupuntura, Aromaterapia, Cromoterapia, Reiki, Fitoterapia, Terapia Floral, Meditação e etc.
Saiba mais sobre Terapias Integrativas:
Autora: Terapeuta Integrativa – Eduarda Maeda