Terapias Integrativas

A prática integrativa aborda o indivíduo como um todo, já que considera que toda desarmonia no campo físico vem da somatização de desequilíbrios existentes no emocional. O Terapeuta Integrativo busca complementar tratamentos da Medicina convencional, utilizando recursos que tratam o corpo físico, mental e emocional.

 As técnicas utilizadas atuam na causa no desequilíbrio energético do corpo trazendo como benefício a diminuição de dores crônicas, sintomas de ansiedade, estresse e melhora na qualidade de vida.
As práticas mais comuns na Terapia Integrativa são: Acupuntura, Fitoterapia, Florais de Bach, Meditação, Massoterapia, Reflexologia, Radiestesia e Reiki.

Fitoterapia

A Fitoterapia estuda e utiliza o recurso terapêutico das plantas e suas propriedades medicinais para tratar doenças.

É uma prática milenar que vem ganhando cada vez mais espaço e no Brasil foi aprovado em 2006 a Política Nacional de Plantas Medicinais através do Decreto n°5.813 de 22 de junho. Em 2016 a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária lançou a 1°Edição da Farmacopeia Brasileira, chamada de Memento Fitoterápico.

Dentre as vantagens estão o baixo custo no tratamento, fácil obtenção de matéria prima, menor efeito colateral que medicamentos e é uma prática integrativa do SUS.

Florais de Bach

 Os Florais de Bach são compostos extraídos de flores através da terapêutica desenvolvida pelo Dr. Edward Bach que tem por objetivo tratar as emoções, problemas comportamentais e mentais.

O Dr. Bach desenvolveu 38 essências florais para tratar desequilíbrios emocionais, segundo ele as emoções influenciam no aparecimento de doenças e a ação energética e vibracional das flores é auxiliar no tratamento das patologias.

Os florais podem ser utilizados por qualquer pessoa, sendo benéfico para complementar diversos tratamentos convencionais, além de não possuir contraindicação.

Aromaterapia

A aromaterapia é um tratamento natural, que utiliza extratos naturais das mais variadas plantas , para promover a saúde e o bem-estar. Às vezes, é chamada de terapia com óleo essencial. A aromaterapia usa óleos essenciais aromáticos medicinalmente para melhorar a saúde do corpo, da mente e do espírito. Ele melhora a saúde física e emocional, é considerada uma arte e uma ciência. Recentemente, ganhou mais reconhecimento nos campos da ciência e da medicina, e vem sendo cada vez indicada e utilizada como exemplo, para aliviar os sintomas de ansiedade, insônia,  respiração e fortalecer a imunidade.